Em Palmas, Governo do Tocantins promove capacitação sobre recuperação de nascentes
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), realizou nessa segunda-feira, 9, um Dia Técnico sobre Recuperação de Nascentes. O encontro que integra o Convênio Agro + Produtor Rural Oportunidade (Siconv nº 839847/2016) ocorreu no auditório da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Palmas. Também foi realizada uma visita técnica no período da tarde.
O evento, que reuniu especialistas e técnicos, teve como focos a capacitação dos profissionais e o planejamento de ações para a recuperação de nascentes no Tocantins, com o objetivo de aplicar tecnologias de sucesso em outras regiões no contexto local.
Durante a programação da manhã, o engenheiro agrônomo e organizador do evento, José Carlos, destacou a necessidade de o Tocantins adotar tecnologias comprovadamente eficazes em outras regiões do Brasil. “O objetivo principal é conhecer as tecnologias que deram certo, para que possamos aplicá-las de forma adaptada aqui no estado, fortalecendo as políticas de preservação ambiental”, afirmou José Carlos.
Já o palestrante Evanildo Pereira Lima, da Empresa Baiana de Saneamento Básico (Embasa), compartilhou as experiências desenvolvidas pela instituição desde 2017 no estado da Bahia, com foco na recuperação de nascentes em áreas de captação de água. Ele detalhou as estratégias utilizadas e os resultados alcançados, que servem como referência para outros estados. “Basicamente é a minha segunda vinda aqui ao estado do Tocantins, pois já vim aqui como turista, é um belo estado. Agora, retorno para apresentar uma experiência prática e concreta de seis anos de trabalho basicamente com a recuperação de mananciais de nascentes, margem de rio, educação ambiental e mobilização social. Vim aqui apresentar uma experiência e buscar motivá-los a fazer uma caminhada como agentes de proteção de mananciais que vocês utilizam aqui no estado”, detalhou.
A engenheira ambiental do Ruraltins de Paraíso, Anzeluci Fernandes, reforçou a importância do evento. “Receber essas orientações técnicas é essencial para aplicarmos na nossa região. A recuperação de nascentes é um trabalho estratégico para a preservação ambiental e a garantia de recursos hídricos para as futuras gerações. Somos um estado muito rico, porém sofremos com a degradação ambiental proveniente principalmente das grandes lavouras que estão sendo plantadas. Nós, como extensionistas rurais, temos uma missão que não será fácil, mas não é impossível. Sabemos da importância e estamos dispostos a colocar em prática”, ressaltou a engenheira.
Visita técnica no período da tarde
No período da tarde, os participantes realizaram uma visita técnica à fazenda Elite, localizada na região de Porto Nacional. O local foi escolhido como modelo para a demonstração prática das técnicas de recuperação de nascentes, discutidas durante o evento. O intuito foi observar o tipo de intervenção que seria mais interessante, levando em consideração a teoria aplicada no período da manhã.
Compromisso com a preservação ambiental
O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, reforça o compromisso do Governo do Tocantins em capacitar técnicos para desenvolver ações de preservação dos mananciais, considerando que é a maior riqueza do Tocantins. “Este evento reforça o compromisso do Ruraltins com a preservação ambiental e a gestão sustentável dos recursos hídricos, que são essenciais para o desenvolvimento do Tocantins, já que temos essa riqueza, que são os rios. A recuperação de nascentes é uma ação estratégica que beneficia diretamente o meio ambiente e as comunidades que dependem desses recursos. Nosso objetivo é capacitar nossos técnicos e trabalhar em parceria com outras instituições para implementar soluções eficazes e duradouras. Acreditamos que, com união e dedicação, podemos transformar o Tocantins em um estado referência na preservação dos mananciais e na sustentabilidade”, declarou o gestor.
A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, com a gestão sustentável dos recursos hídricos e a preservação de áreas estratégicas para o abastecimento de água no estado.
Além dos técnicos do Ruraltins, também participaram do evento, técnicos da Agência de Saneamento de Palmas (ATS), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistema Socioecológicos de Pesquisa, da Universidade Federal do Tocantins (Neruds/UFT).
Share this content:
Publicar comentário