Secretaria da Segurança Pública do Tocantins recebe visita de representantes da Embaixada Americana
Com os objetivos de estabelecer laços institucionais e discutir tratativas para a implementação de uma futura parceria de cooperação técnica para o combate ao crime organizado, o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, e demais membros da cúpula da pasta reuniram-se com representantes do Serviço de Segurança Diplomática, da Embaixada Americana no Brasil, na tarde desta sexta-feira, 8.
Durante o encontro, ocorrido na sede da SSP/TO, o secretário Wlademir Mota Oliveira apresentou, aos representantes da Embaixada, os trabalhos que são realizados diariamente pela instituição e que têm por objetivo o foco nas investigações de crimes e na proteção aos cidadãos do Tocantins.
O secretário também abordou sobre o estabelecimento de parcerias futuras que visem à segurança da população tocantinense. “A partir de agora, vamos dar início às tratativas de entendimento para que possamos firmar parcerias a fim de trocar experiências e viabilizar o treinamento e a capacitação de nossos policiais civis em novas técnicas de investigação e ações que tragam benefícios à segurança pública do Tocantins”, afirmou.
Combate à criminalidade
Em seguida, o gestor da pasta detalhou aos representantes da Embaixada Americana, algumas ações que têm sido realizadas pela pasta e pela Polícia Civil, no sentido de manter o Estado como um dos mais seguros do Brasil, e com uma boa qualidade de vida para todos os seus residentes e turistas. O gestor destacou que ações investigativas permanentes têm resultado na redução dos índices de crimes graves, especialmente homicídios, e que isso impacta diretamente na sensação de segurança de todos.
Cooperação e futuras parceiras
Os representantes da Embaixada Americana expressaram a satisfação em poder visitar o estado do Tocantins e também conhecer um pouco da estrutura da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) e do corpo diretivo da instituição. Na oportunidade, se colocaram à disposição da pasta, com o intuito de discutir ideias e estratégias de cooperação técnica, visando ao estabelecimento de futuros acordos e parcerias para conhecimento de novas técnicas investigativas e também treinamento de policiais civis.
A superintendente de Segurança Integrada, Maria de Fátima Holanda, expressou a possibilidade da viabilização de futuros intercâmbios, no sentido de trocar experiências e promover o treinamento de policiais civis do Tocantins para a aquisição de mais conhecimento nos campos de investigação criminal.
O corregedor-geral da Polícia Civil, Wanderson Chaves de Queiroz, ressaltou a importância da visita dos policiais federais americanos, afirmando que, apesar de o Tocantins ser um estado muito jovem, também apresenta desafios significativos no campo da segurança pública e, por isso, todas as parcerias que tenham por objetivo o fortalecimento do combate ao crime são extremamente bem-vindas. “Por ser um estado ainda em constante desenvolvimento, precisamos dar as condições necessárias para que o Tocantins cresça com segurança e, nesse sentido, estamos à disposição para firmar parcerias que nos permitam desempenhar um trabalho investigativo com ainda mais qualidade”, frisou.
O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, agradeceu a visita institucional da comitiva de policiais federais da Embaixada Americana e pontuou que a união de esforços no combate à criminalidade é de suma importância para garantir a segurança e a tranquilidade de todos os tocantinenses. “Essa reunião de hoje com os policiais federais americanos marca o início de uma futura parceria entre policiais civis do Tocantins e os policiais federais americanos, objetivando a aquisição de conhecimento para que possa ser aplicado no dia a dia da atividade investigativa no no Estado”, destacou.
Participações
O evento também contou com as participações do ouvidor-geral da Polícia Civil, Nelson Guimarães Tavares; do superintendente de Inteligência e Estratégia da SSP/TO, delegado Emerson Francisco de Moura; do superintendente de Polícia Científica, Edson Almeida de Oliveira Pereira; do diretor da Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa; e do assessor da Segurança Pública, coronel Félix Francisco.
Share this content:
Publicar comentário