Carregando agora

Vanda propõe publicidade obrigatória do direito ao acompanhante para mulheres em consultas médicas

Vanda propõe publicidade obrigatória do direito ao acompanhante para mulheres em consultas médicas

Por Isabel Cristina
Projeto pretende garantir que mulheres tenham acesso a informação.
 DICOM Aleto /  HD

A deputada estadual Vanda Monteiro (UB) apresentou nesta quarta-feira, 21, um Projeto de Lei (PL) que torna obrigatório a publicidade da Lei Federal 14.337, aprovada em novembro de 2023, que trata sobre do direito da mulher a um acompanhante durante consultas médicas.

Vanda Monteiro destacou que o acesso à informação é primordial para a efetividade da legislação. “Em todas as unidades de saúde, públicas ou privadas, deve haver cartazes sobre a referida lei, bem como os atendentes devem também orientar as mulheres sobre o direito do acompanhante”.

A deputada, que também é presidente da Comissão da Mulher na Assembleia, destacou que os recentes casos envolvendo atendimento médico no Tocantins e investigações sobre possíveis abusos abrem um alerta sobre a importância da informação e de se fazer valer a lei. “Somente oportunizando que as mulheres saibam das suas garantias legais é que vamos coibir abusos, constrangimentos e garantir que as pacientes se sintam seguras ao realizar seus exames ou consultas”, enfatizou Vanda.

O projeto seguirá em tramitação nas Comissões.

Share this content:

Publicar comentário

plugins premium WordPress