Carregando agora

TJTO doa 50 itens de informática para atender o Tiro de Guerra de Miracema

TJTO doa 50 itens de informática para atender o Tiro de Guerra de Miracema

Por Elisangela Farias

Equipamentos vão contribuir com a formação de jovens do Tiro de Guerra de Miracema

Cinquenta itens de informática vão reforçar o trabalho desenvolvido pelo Tiro de Guerra 11-008 de Miracema do Tocantins. Os equipamentos, doados pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) ao 22º Batalhão da Infantaria, foram entregues nesta quinta-feira (15/2) pela presidente do TJTO, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, aos representantes do Exército, 1º tenente Raphael Augusto Amaral Silva e 1° sargento Rafael Rodrigues Silva.

Entre as doações estão 15 computadores, 15 monitores, 15 no-breaks e cinco impressoras, todos testados e prontos para uso. Segundo o chefe de Instrução da unidade de treinamento militar de Miracema, 1º sgt. Rafael Rodrigues Silva, os aparelhos vão contribuir para a formação de 40 jovens que são incorporados todos os anos para receber as instruções.

“Agradecemos a parceria. Com esses equipamentos vamos oferecer melhores condições aos jovens para podermos trabalhar noções de cidadania e civismo”, disse o 1º sargento, lembrando que o trabalho desenvolvido pelo Tiro de Guerra 11-0008, em Miracema, é realizado através de um convênio entre o Exército e a prefeitura da cidade e que não há salário. O curso é entre 5 e 7h da manhã e atende jovens entre 19 e 22 anos.  “O exército oferece instrutor, fardamento e armamento e o município a estrutura.”

As doações de equipamentos de informática e mobiliário fazem parte da política socioambiental do Poder Judiciário do Tocantins, visando promover a destinação adequada para reutilização dos bens que são substituídos. No final de 2023, mais de 700 itens foram entregues a órgãos estaduais e a uma  instituição religiosa.

“As doações que fazemos para as diversas instituições demonstram a nossa preocupação com a questão ambiental, mas, mais do que isso, que o Judiciário tocantinense trabalha próximo dos cidadãos (as), buscando a melhoria de toda a sociedade”, disse a desembargadora Etelvina Felipe, presidente do TJTO. A magistrada ainda acrescentou que o trabalho do Tiro de Guerra é importante porque desenvolve noções de disciplina, cidadania, “os jovens saem com outra visão, com condições para procurar algo melhor”.

A diretora-geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto, presente na entrega das doações, ressaltou que o 22º Batalhão já tinha sido contemplado com 23 mobiliários (15 poltronas, 1 armário, 3 cadeiras fixas, 2 mesas, 1 fogão industrial e 1 longarina). Os equipamentos de informática doados estão no depósito do TJTO e serão encaminhados ao Batalhão para depois serem levado à sede do Tiro de Guerra em Miracema.

Participaram da entrega, o 1º ten. Raphael Augusto Amaral Silva, representando o coronel Edmur Benites Ramos, comandante do 22º Batalhão de Infantaria; o juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves de Morais, e o assessor militar junto ao TJTO, coronel Jaizon Veras Barbosa.

Tiro de Guerra
As Seções de Tiro de Guerra (STG ou TG) são órgãos do serviço militar brasileiro responsáveis pela formação de reservistas de segunda categoria, denominados atiradores. A organização de um TG ocorre em acordo firmado com os municípios e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores (normalmente sargentos ou subtenentes), fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações. No Tocantins, o trabalho é desenvolvido em Miracema, Porto Nacional e Pedro Afonso.

 

 

Share this content:

Publicar comentário

plugins premium WordPress