Carregando agora

Corregedora do Tocantins participa da posse dos novos dirigentes do Colégio de Corregedores do Brasil

Corregedora do Tocantins participa da posse dos novos dirigentes do Colégio de Corregedores do Brasil

Por Ascom – Corregedoria-Geral da Justiça

Os novos dirigentes do Colégio Permanente de Corregedores e Corregedoras-Gerais dos Tribunais de Justiça Do Brasil – CCOGE tomaram posse na manhã desta segunda-feira, (29/1) na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e  dos Territórios (TJDFT), em Brasília. Do Tocantins, prestigiaram o evento a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e o juiz coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária, Wellington Magalhães. O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJDFT no YouTube e pode ser revisto clicando aqui.

Em sua manifestação, o novo Presidente do CCOGE e corregedor-geral da Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, afirmou: “Eu penso que a missão fundamental das Corregedorias efetivamente já não é mais a repressão. O que sentimos atualmente, a prevenção, o planejamento, a orientação e a governança são expressões que melhor se encaixam na definição de nossas atribuições. Os nossos maiores desafios consistem em desenvolver estratégias, ações e projetos que possam verdadeiramente contribuir com a gestão administrativa do Poder Judiciário”.

O desembargador Jomar Fernandes toma posse na Presidência do CCOGE para o exercício 2024. Em janeiro de 2023, depois de mais de 30 anos de atuação na magistratura, assumiu o cargo de corregedor-geral de Justiça do Amazonas (biênio 2023-2024). Também no início de 2023, foi eleito conselheiro do Fórum Nacional Fundiário das corregedorias-gerais dos Tribunais de Justiça (FFN) e preside a Comissão Organizadora do Concurso da Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Despedindo-se do cargo, o corregedor-geral da Justiça da Bahia e presidente do CCOGE para o exercício 2023, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, ressaltou que essa foi uma das missões mais enriquecedoras de sua vida profissional. Acrescentou que está convicto de que o desembargador Jomar Fernandes “reúne todas as credenciais para manter o CCOGE em rota de ascensão, firmando-o como interlocutor estratégico no âmbito dos órgãos centrais do sistema de Justiça”.

O ministro Luís Felipe Salomão, corregedor nacional de justiça, não pôde comparecer presencialmente à solenidade, mas enviou um vídeo no qual, entre outras coisas, lembra que os corregedores atuam em várias frentes, e que algumas delas passam completamente despercebidas, mas são muito relevantes para o trabalho final do Poder Judiciário.

Presenças

Compondo a mesa de honra, prestigiaram a solenidade o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell;  o governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima; a primeira vice-presidente eleita do CCOGE e corregedora-geral da Justiça de Sergipe, desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade; o primeiro secretário eleito do COCGE e corregedor-geral da Justiça  de Goiás, desembargador Leandro Crispim; o segundo secretário eleito do COCGE e corregedor-geral da Justiça do  Paraná, desembargador Hamilton Mussi Corrêa; e o segundo tesoureiro eleito do CCOGE e corregedor-geral da Justiça do Acre, desembargador Samoel Martins Evangelista.

Também estiveram presentes o ministro Reinaldo Fonseca, do STJ; a juíza auxiliar da Corregedoria do CNJ, Renata Gil; a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge; os corregedores-gerais da Justiça do Pará, do Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Amapá e Maranhão; e magistrados representantes dos Corregedores-Gerais da Justiça do Espírito Santo, do Piauí, de Pernambuco e do Espírito Santo; bem como autoridades amazonenses da Justiça do Trabalho e Eleitoral, do Tribunal de Contas, da Controladoria-Geral, da Defensoria Pública, da OAB, da Casa Civil; e Deputados Federais.

Presente na solenidade, a corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou a importância do Colégio para a atuação das corregedorias e desejou sucesso à nova comissão executiva. “Tenho certeza que o desembargador Jomar e todos os demais eleitos farão um trabalho primoroso, voltado ao aprimoramento, fortalecimento e promoção da transparência das Corregedorias estaduais, buscando o aperfeiçoamento dos serviços judiciais e extrajudiciais”, afirmou.

 

CCOGE

O CCOGE foi criado em 1994 e tem a missão de promover o aperfeiçoamento e a melhoria da prestação dos serviços judiciais e extrajudiciais no âmbito do 1º grau de jurisdição dos estados e do Distrito Federal. Atua ainda na fixação de diretrizes, uniformização de métodos e critérios administrativos, respeitada a autonomia e as peculiaridades regionais; o incentivo e o intercâmbio de boas práticas adotadas pelas corregedorias gerais, objetivando a celeridade processual e aproximação da Justiça com a população, entre outras funções. Os membros da Comissão Executiva têm mandato de um ano, podendo haver recondução uma única vez e para igual período.

Acesse as fotos do evento no Flickr do TJDFT.

Fotos: Matheus De Paula

Fonte:  Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

Share this content:

Publicar comentário

plugins premium WordPress