Carregando agora

Projeto Picolé Empreendedor será apresentado na Fecit 2023

Projeto Picolé Empreendedor será apresentado na Fecit 2023

Aprender Matemática e desenvolver técnicas de empreendedorismo. Foi assim que nasceu o projeto ‘Picolé Empreendedor’, em 2022, na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Luiz Gonzaga, com o objetivo de arrecadar dinheiro para ajudar nos custos da formatura dos alunos do 9º ano da unidade educacional. O sucesso do projeto o levou para a Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2023), que será realizada entre os dias 13 e 16 deste mês.

O professor de Matemática Gerson Miranda disse que precisou utilizar algumas aulas de sua disciplina para ensinar técnicas de marketing, finanças e empreendedorismo. “Durante as aulas percebemos que os alunos desenvolveram algumas habilidades por meio de leituras direcionadas, como os livros ‘O Homem Mais Rico da Babilônia’, ‘Pai Rico, Pai Pobre’, ‘O Segredos da Mente Milionária’ e outros. Também utilizamos jogos lúdicos e atividades, como piquenique e bons negócios”, esclarece.

Gerson Miranda lembra que, ao longo do desenvolvimento do projeto, os estudantes desenvolveram competências socioemocionais adquiridas com a prática de trabalho em equipe e ainda o exercício da liderança e resolução de problemas, além de aplicar o conhecimento que eles tiveram com a venda dos picolés e na gestão financeira e de marketing. “Eles também foram orientados para a necessidade de reaproveitar as embalagens e, dessa forma, utilizam os palitos de picolés para fabricar algumas artes e guardaram as embalagens para fazer reciclagem. Tudo isso já pensando no desenvolvimento sustentável. Esse é o nosso projeto que foi desenvolvido desde o ano de 2022, que vamos levar para a Fecit deste ano e vai ser desenvolvido ao longo dos anos vindouros”, declara.

A primeira edição do projeto foi executada em 2022 e já no final do ano foi feita a transição para a turma de 2023. A meta era alcançar o valor de R$ 3 mil, o que foi facilmente ultrapassado, chegando ao montante de aproximadamente R$ 4 mil arrecadados. Além dos alunos, funcionários da escola também abraçaram a causa e contribuem para o sucesso do trabalho dos estudantes e todos estão se organizando para em dezembro fazer a transição para a próxima turma, que dará continuidade ao projeto.

A diretora da ETI Luiz Gonzaga, Michelle Morais Domingos, se declara como uma incentivadora do protagonismo juvenil na escola, sobretudo para o desenvolvimento de ações que transcendem os limites do seu entorno pessoal e familiar. “Acredito muito em ações onde os alunos demonstrem o que têm aprendido e vivenciar isso, na prática. Sou uma das incentivadoras e gosto muito do trabalho que envolve pesquisa prática e, acima de tudo, as experiências que eles vão levar para vida. É um momento de saída da escola em que os meninos ficam extremamente empoderados para apresentar à sociedade aquilo que eles têm desenvolvido. E a gente nota, a cada ano, o desejo de superar, de impactar e de demonstrar as habilidades aprendidas na escola, principalmente na área de linguagem e comunicação. Esse projeto de empreendedorismo é a matemática vivida na prática”, evidencia a gestora.

Fecit 2023

A Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit) compõe o Calendário Oficial do Município e é realizada anualmente pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio de parcerias e do apoio de diversas instituições. A feira tem a finalidade de investir na formação científica de alunos da rede pública e privada, nos diversos níveis e modalidades de ensino, oferecendo várias atividades, como: oficinas, palestras, debates, apresentações artísticas e exposição de trabalhos científicos elaborados pelos estudantes. Este ano, o evento será realizado no período de 13 a 16 de novembro.

Para conhecer os projetos selecionados, clique aqui.

 

Texto: Semed/Palmas
Edição: Secom

Share this content:

Publicar comentário

plugins premium WordPress